sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Resenha Livro: Muito mais que o acaso

Esse ano fui a 24ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo e nem preciso dizer o quanto pirei lá, não é mesmo? Amante de livros nacionais tive o privilégio de presenciar o lançamento do livro "Muito Mais que o acaso" do fofo  Athos Briones (que se tornou crush de mais da metade das leitoras) kkk 

Foto que tiramos na Bienal














SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Athos Briones (autor brasileiro)
EDITORA: Gutemberg

CONCEITO: 5 estrelas

Sinopse: O amor não tem idade, não tem hora, ele acontece quando você menos espera. 
Victor é um garoto comum. Estudante de escola pública, ele adora jogar futebol e sonha em proporcionar um futuro melhor para a mãe e para a irmã. Tudo o que ele precisava era de uma oportunidade para que os seus sonhos, enfim, se tornassem realidade.
O empurrãozinho do destino chega quando Victor ganha uma bolsa de estudos no melhor colégio de São Paulo, graças ao seu talento no futebol. Perdido em um ambiente completamente novo e muito distante da realidade de sua vida, ele encontra refúgio entre os novos amigos e nos olhos claros de uma garota chamada Sophia, capaz de fazê-lo se sentir parte daquele mundo. Mas quando a mãe de Sophia se opõe ao relacionamento dos dois, os problemas do ensino médio surgem e as pessoas não são tão receptivas quanto parecem, Victor percebe que terá de vencer o preconceito e a discriminação para provar que o valor de uma pessoa não se mede pela sua origem, mas por suas ações
.


Muito mais que o acaso

Essa é a história do Victor, um garoto simples que sempre estudou em escola pública, amante do futebol ele se destaca por suas habilidades dentro de campo, e por seu talento ganha uma bolsa de estudos para um dos melhores colégios particulares de São Paulo. 

Dividido entre permanecer na escola que sempre estudou e ir para um ambiente completamente diferente, Victor decide estudar na nova escola e aproveitar a bolsa que ganhou para buscar um futuro melhor. Em meio á um mundo oposto ao dele, ele se vê deslocado sob os olhares desconfiados de seus novos colegas de escola, que por "status" o olham com desprezo.

Em meio a essa difícil adaptação, ele faz amizade com o Matheus, um garoto esperto e sorridente que atualiza ele sobre os prós e contras de seus novos colegas e diz que a escola toda estava ansiosa por sua chegada, já que ele é a esperança para a equipe de futebol da escola. Através do Matheus, Victor é apresentado a Sophia. Uma menina linda e doce que aos poucos no decorrer da história foi ganhando o coração do nosso astro do futebol.

Sophia é uma menina doce, gentil e linda que logo encanta Victor ao chegar na sala atrasada e toda estabanada. Ao longo da história ele percebe que sua beleza interior é muito mais bonita que a exterior e aos poucos um sentimentos vai nascendo de ambas as partes. Sophia é sobrinha do diretor da escola, sua mãe é uma advogada muito bem sucedida que decide pela filha, que ela irá cursar direito também, para filha ser bem sucedida tal como ela. Porém o sonho de Sophia é ser veterinária e por sua mãe ser muito autoritária, ela decide esconder seu sonho e obedecer a mãe, que joga seu "conforto" na cara sempre que a menina tenta confrontá-la 

Victor é um cara que batalha muito, por alguns acontecimentos na vida ele amadureceu rápido e faz de tudo por sua família, trabalha no tempo livre para ajudar a mãe com as despesas da casa e também ajuda com a criação da irmã mais nova, já que são apenas eles três. Ele é um astro no futebol e também um rapaz muito humilde, que conquista alguns amigos com sua personalidade única e um coração bom. 

Ah, ele também ganhou um inimigo o Henrique. Um cara metido que se acha o dono da razão e de Sophia. Por aqui já deu pra perceber que vai surgir algumas confusões, até porque esse é o sobrenome do Henrique. 

O livro é delicioso de se ler, traz uma narrativa jovem e leve. A cada linha nos transportamos para o ensino médio (para quem já viveu essa fase) desperta sentimentos nostálgicos desde os estudos para o vestibular ao sentimento de estar apaixonado. A história é narrada por Victor do começo ao fim e cada personagem é único e muito fácil de ser encontrado em meio aos nossos próprios amigos. A desenvoltura da história é rápida sem aquela enrolação, fazendo com o que leitor devore o livro rapidamente de uma forma viciante.



A mensagem que o Athos nos passou ao transcrever a história de Victor e Sophia é baseada na diferença que infelizmente ainda existe em muitos lugares, onde a diferença de classe social é muitas vezes mais importante do que o caráter das pessoas. A temática do
livro é bem ampla, onde podemos ler sobre o amor, descoberta de sentimentos, o valor da
amizade, etnias, preconceito de diferente formas, inclusão social, transição para a vida adulta e algo que amei, a importância  da família.  A relação do Victor com a mãe lembrou bastante a minha relação com a minha rainha também.

Ao ler fiz uma viagem no tempo, quando eu ainda estudava e tive uma mãe da Sophia na minha vida. lembrei de como tudo foi difícil de como pessoas que se consideram melhores que as outras conseguem destruir sonhos, o meu final não foi bonito igual o do Victor com a Sophia, mas o aprendizado tenho certeza que foi, sim! 


Montagem por Emily Santos















Obrigada ao Athos pelo carinho e atenção comigo na Bienal, pelo abraço gostoso e quentinho por as inúmeras piadas das minhas amigas. (mas quem manda ser fofo, vai rs) Brincadeiras a parte, que orgulho tenho em poder ler e ver uma história tão bacana e verdadeira nas prateiras da nossas livrarias. Todo sucesso vc merece e que venha a História do Math e da Carol (pooooooooor favor, diz que sim)








Frases: 

"Ás vezes não fazer nada é justamente o caminho certo."

"As pessoas costumam se chocar quando você quebra o pensamento atrasado delas."

" Estamos aqui pra revolucionar o mundo, Victor. É na escola que tudo começa. É ali que os preconceitos são expostos e sentidos. A gente sofre, a gente erra, a gente aprende."

"...acontecem coisas na nossa vida que na hora não entendemos o porquê, ás vezes passamos anos sem entender, mas em algum momento vemos que aconteceu o melhor. Tudo tem um "motivo maior."

" - Você é realmente apaixonada por animais, né? 
  -Amo, é como se neles eu conseguisse ver o amor puro, sabe?"

"Acho que a mente não entende que quando colocamos a cabeça no travesseiro é para dormir e, não para pensar."

" As coisas entre nós estão ficando cada dia melhores. Ela faz me bem apenas por estar perto  e estou gostando muito disso."

" Se felicidade brilhasse, as pessoas não conseguiriam olhar para mim."

" Eu não posso me dar ao luxo de cair em pedaços. Todo mundo olha para mim para lidar com as coisas, tomar decisões. Todo mundo espera pela minha liderança. Seu eu desmontar, ninguém vai conseguir" - Arrow

"...algumas coisas não precisam ser ditas, mas uma vez me falaram que quando é para ser é assim mesmo. A gente não entende, só sente."

" Ser excluído me matava aos poucos, mesmo sabendo que não preciso ser aceito para ser feliz".

" Quem somos é muito mais do que o que temos e de onde viemos."

" Sorria...Sorrir em dias comuns é fácil. Mas é quando a vida aperta que a dificuldade de sorrir aparece, e quando isso acontece, precisamos respirar e agradecer pelo que temos".

" Tudo tem um motivo, mesmo que a gente não entenda na hora. Acredite...ninguém está na sua vida á toa e cada um tem seu valor e algo para ensinar."

" No fim, todas as histórias são muito mais que o acaso".






Um comentário:

  1. Oi Camiih!
    Eu vi o meme que fizeram, mas não sabia que era você, rs.
    Ficou muito legal.
    Não tem como não ficar paralisada ao lado dos Briones, eles são incríveis.
    Eu amei esse livro, Athos arrasou.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir