terça-feira, 4 de outubro de 2016

Outubro Rosa - Se toca!

Oiiiie,

Geeeente que isso o ano praticamente já acabou! Já estamos em Outubro e esse mês é super importante, conhecido como Outubro Rosa, mas por quê?

O movimento Outubro Rosa tem como objetivo a conscientização sobre os riscos e prevenção do câncer de mama. Tudo começou em 1990 lá nos Estados Unidos e desde então a data é celebrada internacionalmente com o propósito de compartilhar cada vez mais e mais informações sobre o câncer de mama.

O mês ganhou destaque em todo o mundo, onde grandes marcas, empresas, personalidades e pessoas comuns utilizam como simbolo o laço na cor  rosa que simboliza, mundialmente a luta contra a doença.

A cor rosa simboliza de uma forma elegante, delicada e feminina a causa, já que a grande maioria atingida pela doença são as mulheres. Muitos acham que o câncer só atinge as mulheres a partir dos 40 anos, mas estão enganados.
 também existe o câncer de mama nos homens e em mulheres com idade menor que os 40, ou seja, esse movimento une á todos de maneira geral. Então se toque, você garota e garoto!

O movimento é lindo, mas a doença não é uma brincadeira cor de rosa. O câncer ele surge e age de forma rápida e mata! E quanto mais cedo a descoberta melhor para o início do tratamento. Preste atenção aos sinais, se toque de verdade e ao menor sinal ou desconfiança procure um médico.



Eu presenciei o câncer:

Há pouco mais de um ano minha tia da parte materna descobriu ao se tocar uma bolinha no seio, então procurou um médico, e lá estava o câncer. Uma simples bolinha. Foram meses e mais meses de tratamento e angustia. Com o tratamento ela perdeu os cabelos e a auto-estima junto. Mas a força de lutar e o nosso apoio a ajudaram a enfrentar a doença. Foi necessário a retirada da mama, atualmente ela já não faz mais o tratamento em si, mas faz acompanhamento. O cabelo tá crescendo, assim como a vontade de alertar a todas as mulheres que fazer os exames preventivos é realmente importante. Toda mulher a partir dos 40 anos devem fazer a mamografia, independente do histórico familiar e em caso que exista um caso na família é indicado que o exame seja realizado todos os anos a partir dos 35 anos.

Pouco tempo depois da descoberta do câncer na minha tia, foi a vez da minha mãe sentir uma bolinha. A médica dela pediu com urgência que ela fosse á mamologista e eu lembro como se fosse hoje, como fiquei com medo. Nada era verídico, eram apenas suspeitas, mas o meu mundo desabou. Foi difícil ver o medo em seus olhos e tentar acalma-lá até o dia da consulta e o resultado do exame. A cada ida ao médico eu sentia como se meu mundo desabasse, eu nem conseguia falar sobre o assunto, queria me manter forte pra ela e por ela, caso o resultado fosse positivo. Graças a Deus os resultados foram negativos, porém a cada seis meses ela volta na mamologista para acompanhamento.

Só quem já viu alguém que ama sofrer por causa da doença e viu a pessoa que mais ama na terra sofrer com medo da doença sabe a real importância da prevenção. Fique atento aos sinais, fale com sua mãe, amigas, tias, avós...amigos homens. Precisamos falar disso! Também vale ressaltar que o exame de mamografia pode ser solicitado a qualquer hora, especialmente se houver alguma suspeita.

SINTOMAS:

- Sintoma mais comum é o aparecimento de um caroço que pode ser sentido com um toque; (no seio ou nas axilas)

- Nódulos indolores, duros e irregulares;

- Bolinhas redondas, macias e arrendondadas;

- Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);

- Inchaço em aluma parte do seio;

- Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;

- Saída de alguma secreção pelo mamilo (que não seja leite)

- Vermelhidão ou descamação na pela da mama ou no mamilo;




Nenhum comentário:

Postar um comentário